quinta-feira, 27 de maio de 2010

alimentaçao

alimentaçao


Sementes

As principais são:

1) Alpiste.

2) Painço (quatro tipos: amarelo, verde, preto, vermelho).

3) Aveia.

4) Níger.

As sementes são o principal alimento dos periquitos, e exatamente por isso faço questão de sementes de excelente qualidade e boa procedência. Minha fórmula é 75% de alpiste + 25% de 4 tipos de painço e níger. Uso as sementes da Zootekna, (veja link embaixo do menu), o que me garante sementes limpas e de boa qualidade. A aveia pode ser usada em épocas especiais, como casal criando, e também para filhotes ganharem peso. Não aconselho deixar a disposição o tempo inteiro, porque de forma geral engorda os pássaros. É interessante servir numa tigela à parte, porque se misturada as sementes, fica difícil separar depois as cascas das sementes.

Verduras

Excelente alimento, fornece vitaminas e minerais. Devemos priorizar as que têm folhas mais escuras como espinafre, chicória e almeirão, e evitar as de folhas claras como alface, pois contém muita água e poucos nutrientes. Eu forneço para meus pássaros 2 a 3 vezes por semana.

Frutas

Como no caso das verduras, as frutas são ótimo alimento, fornecendo muitas vitaminas e minerais. Sem dúvida, a mais usada é a banana, excelente fonte de iodo, e auxílio para os filhotes ganharem peso rapidamente. Outras frutas como maça ou laranja também podem ser dadas. Atenção, não dê aos pássaros em nehuma hipótese o abacate, pois ele contém substâncias nocivas aos pássaros, e se ingerido é fatal.

Farinhadas

Assim como as sementes, forneço a farinhada o tempo todo a todos meus pássaros, independente se estão criando ou não. Como disponho de pouco tempo, optei por fornecer uma farinhada já pronta, ao invés de prepará-la, (o que também é possível), e depois de alguma pesquisa sobre farinhadas, escolhi a farinhada Farimix Criador S.P. 27 para Psitacídeos da Zootekna com 27% de proteínas pela qualidade, palatabilidade e custo/benefício. Para os filhotes ainda no ninho e em fase de desmame, eu dou a papinha para filhotes Vital Bird Filhote, também da Zootekna, através de seringa com bico próprio para essa finalidade.

Milho

O milho verde é sem dúvida o alimento preferido dos periquitos. O milho é excelente hidratante e dá ganho de peso aos filhotes. Deve ser servido sem casca e bem lavado, e não deve ser servido cozido ou salgado. Também deve-se tomar cuidado para não servir milho com agrotóxicos. A espiga ideal, é aquela que não é amarelo/escura e dura, e nem branca/mole, a ideal, é aquela que está quase explodindo e brilhante. Eu sirvo aos meus pássaros de 2 a 3 vezes por semana, e particularmente me divirto vendo-os comer e se lambuzarem. Também gosto de ver os casais que estão criando alimentarem os filhotes depois de comerem milho, pois os filhotes ficam com os papos super cheios do suco do milho que os pais deram.

Água

Deve estar sempre a disposição. Pode ser oferecida água tratada comum, pois o nível de cloro presente na água de consumo humano não representa problemas para os periquitos, no entanto, a qualidade da água da rede, varia de local para local. Outra opção é servir água filtrada ou fervida. A água pode ser servida tanto nos bebedouros tradicionais, como também em pequenas tigelas de porcelana. A vantagem dos bebedouros, é que os pássaros não defecam dentro, e a desvantagem, é que os filhotes recém saídos do ninho, não alcançam esse bebedouro. Existe também, o sistema automático de água, que consiste basicamente de um dispositivo que solta água bastando um toque, ligado por uma mangueira numa caixa d’água. Evitando assim, que os pássaros bebam água suja.

Grit

Grit ou areia, é um item muitas vezes esquecido na dieta dos periquitos. Facilmente encontrado nas casas de aves, e geralmente com preço acessível, o grit compreende além de grãos de areia selecionados, farinha de ostra, carvão vegetal, etc. Como essas aves não têm dentes, eles precisam ingerir grãos de areia, os quais ficam depositados na moela, e quando o pássaro ingere novas sementes, o pássaro movimenta a moela, usando esses grãos para moer as sementes. Deve-se deixar sempre à disposição.

4 comentários:

  1. Ola amigo!! Minha periquita tava com um filhote de 15 dias, mas hoje quando eu fui ver o filhote tava morto ela o abandonou e ela já fez isso com outros filhotes sera que fiz certo? Me ajude por favor!! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Ops escrevi errado ela fez isso tudo que falei ae eu troqueia fêmea sera que fiz certo ,??

    ResponderExcluir
  3. Ops escrevi errado ela fez isso tudo que falei ae eu troqueia fêmea sera que fiz certo ,??

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo!! Minha periquita tava com um filhote de 15 dias, mas hoje quando eu fui ver o filhote tava morto ela o abandonou e ela já fez isso com outros filhotes sera que fiz certo? Me ajude por favor!! Obrigado!!

    ResponderExcluir